ATÉ 10X NOS CARTÕES
7 DIAS PARA A TROCA
ATÉ % OFF EXTRA
(24) 99217-7437

DICAS

Guia de consulta para limpeza e manutenção de tapetes

Orientação para limpeza de tapetes

O objetivo é orientar o consumidor na manutenção e limpeza de seu tapete, no dia a dia do produto têxtil. O tapete sintético é fabricado a partir de duas partes denominadas base (primária e secundária) e superfície.
A base pode ser pré fabricada e/ou produzida junto com a superfície, dependendo do tipo de máquina a ser utilizada e tipo de tapete a ser produzido.
Quando a base a ser utilizada é pré-fabricada, ela pode ser de algodão ou sintética (polipropileno/poliéster/polietileno) e, a superfície varia de acordo com o tipo de tapete desejado, pode ser polipropileno, poliéster, viscose, lã, algodão, acrílico, etc...
Há produtos que nescessitam de uma egunda base para dar ancoragem nos fios e estabilidade dimensional no produto, evitando ondas ou orelhas nas pontas durante o uso. No caso da base ser produzida ao mesmo tempo que a superfície será de algodão/juta/polipropileno, sempre há uma mistura para a firmeza de trama e qualidade do produto.
A superfície produzida com fios prontos já coloridos e, em alguns casos em branco para serem aplicados os desenhos e cores no final.
Estes fios coloridos são resistentes à abrasão (pisar de pessoas), porém quando sujos, devem ser limpos de maneira a recuperar a cor e a posição original - visual original.
Importante: a cada momento o visual vai se distanciando do original, em função da atmosfera, poluição, uso geral, etc...
Para facilitar, informamos abaixo o procedimento para manutenção diária dos tapetes, como segue:

Manutenção diária
Na vida diária, limpar os pelos/fibras da superfície do tapete com escova, vassoura ou aspirador de pó a cada três dias.
É aconselhável utilizar uma substância detergente neutra ou água morna com vinagre branco ou água quente com limão (que funciona como detergente) para a limpeza de toda a superfície, com movimentos sempre no sentido de pelo e contrapelo, nunca em movimentos circulares, evitando enroscamento dos pelos.

Recuperação após forte pressão dos móveis
Após ser pressionado pelo mobiliário pesado (sofá, estante, cadeira, etc...), não é fácil recuperar o pelo em sua forma original.
Nesta situação, passar uma toalha molhada no local (cavidade deixada pelo móvel) com movimentos no sentido do pelo e contrapelo, nunca em círculos.
Com o secador de cabelos, secar a superfície afetada de modo a "pentear" o pelo.

Manipulação em situação de urgência
Se o tapete for sujo ou manchado por bebida ou sujeira úmida, é importante limpar no mesmo instante. Não deixar para depois.
Retirar o excesso com tecido seco ou papel toalha sempre com movimentos de fora para dentro da mancha. Em seguida, use um tipo de detergente neutro suave, para remover a mancha ou sujeira, e finalmente com pano ou papel seco, limpar tudo.

Lavagem a seco
Recomendamos a limpeza a seco, em empresas especializadas, para os tapetes com uso de materiais, como: juta, algodão, viscose e misto de juta/algodão/sintético (polipropileno) ou algodão/propileno na base.

Manipulação em situação desconhecida
Havendo situação desconhecida, verificar tabela de manutenção sugerida pela Indústria Brasileira de Tapete / ABRITAC (Associação Brasileira de Tapete e Carpete).

O que nunca deve-se fazer e/ou usar
Devido ao tipo de fabricação / aplicação das 1ª e 2ª bases, quaisquer dos procedimentos a seguir podem danificar definitivamente o tapete: encharcar com água, lavar com mangueira ou usar aparelho Vaporeto.

Símbolos de limpeza
É obrigatória a utilização de símbolos de limpeza em todos os materiais têxteis, e estes, seguem uma ordem de exposição conforme IPEM, INMETRO, NBR e ABNT.
1º - Lavagem com água / lavar a mão
2º - Alvejamento / branqueamento
3º - Secagem por tambor / gotejador
4º - Passar o ferro / passadoria
5º - Limpeza a seco (profissional)

Procedimento para remoção de manchas

Manchas 1º passo 2º passo 3º passo
Açucar Passe um pano umedecido em água morna sobre a mancha, sem esfregar. Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água. *****
Balas, doces ou chocolates Passe um pano umedecido com água e sabonete de glicerina sobre a mancha. Aplique uma solução ** com pano úmido. Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.
Café Aplique gelo sobre a mancha. Passe um pano umedecido com detergente. Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.
Cerveja Retire o excesso com um pano seco ou papel absorvente, sem esfregar. Passe um pano umedecido com água e sabão. Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.
Chá Passe um pano umedecido em amoníaco diluído sobre a mancha. Passe um pano umedecido com detergente. Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.
Chiclete Passe um pano umedecido com benzina. Enxague com água morna. Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.
Frutas ou refrigerantes Aplique uma solução ** com pano úmido. Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água. *****
Graxas de sapatos Retire o excesso com solvente para a limpeza a seco, sem esfregar. Passe um pano umedecido com detergente. Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.
Látex Remova o máximo de látex com um pano umedecido em água, imediatamente. Passe um pano com água morna e detergente. Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.
Leite * Passe um pano umedecido com água e sabonete de glicerina sobre a mancha. Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água. *****
Óleo ou gordura Retire o excesso com um pano umedecido com álcool, sem esfregar. Passe um pano umedecido com água e sabão. Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.
Tinta * Passe um pano umedecido com solvente para tinta. Retire o excesso com solvente próprio para limpeza a seco. Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.

** Solução: misture 1 colher (sopa) de detergente neutro e 1 colher (sopa) vinagre branco em 1 litro de água morna (misture bem).
* Realizar a operação 2 vezes.
Não nos responsabilizamos pelo desaparecimento das manchas.

CONTATOS

Rua Teresa, 1515 - Loja 131

Alto da Serra

Petrópolis / RJ

CEP: 25635-530

Rua Bingen, 1.680

Bingen

Petrópolis / RJ

CEP: 25660-002

(24) 2291-1625 (HiperShopping)
(24) 2245-3529 (Bingen)
(24) 99217-7437 (WhatsApp)

delanadesign@outlook.com

INSTITUCIONAL

Produtos

Quem somos

Galeria de fotos

Política de privacidade

Trocas e devoluções

Termos de uso

Orçamento

Contato

AJUDA

Como comprar

Meu cadastro

Encontre seu produto

Formas de pagamento

Acompanhe seu pedido

Serviços e promoções

Formas de envio

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Preencha o email!
E-mail inválido!
Cadastre seu e-mail!

Delana © 2020 - Todos os direitos reservados.